terça-feira, 29 de abril de 2014

Pro dia nascer feliz....

Resenha Critica 

          Documentário produzido no ano de 2004 do diretor João Jardim Pro dia nascer feliz, retrata os problemas e a cruel realidade, as diferenças sociais tanto na estrutura como para manter um bom funcionamento mostrando as diferenças da vida dos adolescentes. O produtor relata o cotidiano desses jovens em quatro escolas brasileiras em Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e no Rio de Janeiro, todas públicas e uma escola em São Paulo, particular, em um bairro de luxo.
          O filme tem início na cidade de Manari uma cidade no interior de Pernambuco e que mostra uma escola com condições precárias sem infraestrutura para manter um bom funcionamento, e com a ausência de muito professores, no turno da noite os alunos dependem do transporte escola que por sua vez é precário e que por várias vezes deixa os alunos sem irem as aulas por problemas mecânicos. Nesta cidade é mostrada uma jovem de 16 anos chamada Valéria que é desacreditada pelos professores, não sendo estimulada e muitas vezes é posto em dúvida segundo a autoria de suas redações, o que os professores acreditam ser copias de trabalhos de outros autores.
          Na escola de Duque de Caxias o cenário é bem mais preocupante pois envolve a violência da comunidade o que acaba inibindo a ação dos professores até mesmo para impor a disciplina aos jovens que confessam abertamente já terem consumido drogas e portado armas.
          Em outra escola de São Paulo mas precisamente em Itaquaquecetuba a situação melhora um pouco mesmo ocorrendo a falta de professores, o que notoriamente desestimula alunos que almejam cursar uma faculdade, o rendimento ainda melhora um pouco, mas chama a atenção o relato da professora Celsa, que tenta justificar as faltas dos professores por falta de condições psicológicas, a carga que acumula com os problemas dos alunos, e ela diz mais, que “o papel do professor é muito importante para a sociedade mas que ninguém dá tanta importância” e que “o professor perdeu a dignidade por se sujeitar as condições precárias de trabalho”.

        O documentário relata essas realidades que foram citadas em cada colégio, em que não são apenas as diferenças de dedicação de alunos, violência e desrespeito contra o outro, falta de estrutura no ambiente ou mesmo professores que se ausentam, mas também a falta do acompanhamento dos pais, e que em certos momentos dificultam uma realidade positiva. É uma triste realidade que nos leva a refletir sobre o que estamos fazendo com os nossos jovens, que futuro está sendo preparado para nosso filhos. É preocupante, o que será deste país, o que será destes jovens?  

video disponível em; https://www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário