domingo, 2 de junho de 2013

Não ultrapasse a faixa!!!!


Colesterol: Não ultrapasse a faixa!!!

No corpo humano, o colesterol pode ter duas origens: exógena - se ingerido através de alimentos, como leite e derivados, ovos e carnes em geral - e endógena - se fabricado pelo próprio organismo.
O fígado não só produz como também como também degrada o colesterol, atuando como um órgão regulador da taxa dessa substância. O colesterol é importante para o nosso organismo, mas precisa ser mantido em nível normal no nosso sangue para que o organismo não seja prejudicado. Principalmente quando atinge altos níveis no sangue, o colesterol contribui para a formação de placas de ateroma, acúmulos lipídicos que vão se  depositando nas paredes das artérias, provocando-lhes um estreitamento. Além disso, a calcificação do ateroma contribui para a perda de elasticidade da artéria. Todo esse processo, que configura a doença chamada de aterosclerose, reduz o fluxo de sangue nas artérias, podendo comprometer a atividade dos órgãos por elas irrigados. No coração, por exemplo, a insuficiência do fluxo sanguíneo pode provocar a morte de parte do músculo cardíaco  (miocárdio), caracterizando o infarto.
Indivíduos com níveis de colesterol abaixo de 200 mg /100 ml de sangue são menos propensos a ter doenças cardiovasculares do que aqueles com leituras acima de 240 mg /100 ml de sangue. Acima dessa faixa, o médico receitará uma dieta adequada e/ou medicamentos próprios para colocar o nível de colesterol dentro da faixa considerada normal.
Considera-se que a aterosclerose ocorra em consequência de certa predisposição hereditária, além de outros fatores, como o hábito de fumar, o estresse, a vida sedentária e o consumo frequente de alimentos que contenham altos índices de colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário