quarta-feira, 5 de junho de 2013

Óleo de coco: divergências no uso desse lipídio.


           Sabemos que o óleo é um tipo de lipídio e que esse tem papel importante na manutenção do nosso organismo.
          No meio científico existem controvérsias a respeito da eficácia desse lipídio como emagrecedor. Alguns defendem que o óleo de coco é termogênico (acelera a queima de gordura), um poderoso antioxidante, eleva os índices de HDL, o colesterol bom e diminui a circunferência abdominal. Outros defendem que as pesquisas que encontraram tanto benefícios como malefícios no alimento não foram capazes de explicar o mecanismo envolvido. Alertam para algumas pesquisas que observaram o fato do óleo poder induzir uma resistência à insulina.
Por causa de resultados controversos como esses, que indicam tanto benefícios quanto malefícios do óleo de coco, sem confirmar nenhum dado, vêm se estabelecendo a necessidade de novos estudos.
          A melhor forma de perder peso é a fórmula alimentação adequada mais exercício físico, então vamos ficar atentos a essas propagandas de perca de peso rápido, porque nem sempre tem comprovação científica e podem trazer malefícios a nossa saúde.
Relembrar um pouquinho sobre os lipídios:
Os ácidos graxos são as moléculas que compõem a gordura, que pode ser encontrada na natureza em formato sólido (gordura) ou líquido (óleos). São formados por cadeias de carbono, que se ligam a moléculas de hidrogênios. Quanto mais ligações na molécula, mais saturada é a gordura.
O colesterol é importante para o organismo para sintetizar vitaminas e hormônios, mas eles não circulam livremente pelo sangue. Para fazer isso, é preciso que se juntem às lipoproteínas, como a  HDL (sigla para high density lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade) e a LDL (low density lipoprotein, lipoproteínas de baixa densidade). A HDL impede que a LDL forme placas de gordura nas artérias que dão origem à aterosclerose, diminuindo ou obstruindo o fluxo sanguíneo, provocando infartos ou derrames.
A gordura saturada aumenta o LDL no organismo, que se deposita nas artérias e eleva o risco de problemas cardíacos. Já a gordura insaturada ajuda a reduzir os triglicerídeos, um tipo de gordura que em alta concentração é prejudicial, e a pressão arterial.


Professora Conceição Cavalcante

fonte:http://www.tudoenem.com.br/artigos/oleo-de-coco-e-as-controversias-a-respeito-desse-lipidio-como-emagrecedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário