quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Glândula Tireóide



Tireoide - A primeira glândula a se desenvolver.


   Os bebês são totalmente dependentes dos hormônios tireoidianos de suas mães até a 12ª semana de vida. É durante os três primeiros meses de gravidez que esse hormônio que é fundamental para o seu desenvolvimento, principalmente neurológico.
       A tireoide é a primeira glândula a se desenvolver no embrião, começando a se formar cerca de 24 dias após a fertilização. A partir de um espaçamento endodérmico mediano no assoalho da faringe primitiva.
      Este espaçamento logo forma uma saliência - após um certo tempo se formará uma bolsinha, a qual fará protusão, formando o divertículo tireóideo.
     Com o  crescimento do embrião e da língua a tireoide em desenvolvimento desce pelo pescoço passando ventralmente ao osso hióde e as cartilagens laríngeas em desenvolvimento.  

          Posteriormente o divertículo tireóideo que era oco no inicio se torna compacto e dividido em dois lobos, o direito e o esquerdos quais estão unidos pelo istmo da tireoide. Na 7ª semana a tireoide já se encontra em sua forma e posição definitiva. O ducto tireoglosso desaprece se degenerando persistindo apenas a sua abertura inicial próxima a linguá formando uma fosseta cega recebendo o nome de forâmen cego da língua. Só então a partir da 11ª a 12ª semana é observada o inicio das atividades da glândula.




5 comentários:

  1. Olá... Flavia, olha que interessante, acabei pesquisando sobre este assunto sabia que quando a mulher não produz esses hormônios em quantidade suficiente, nem faz a reposição hormonal adequada à sua deficiência, inicialmente tem dificuldade de engravidar, e quando engravida, tem risco de não conseguir levar essa gestação a termo". Diz: a Dr. endocrinologista Ellen Simone Paiva, também que o hipotireoidismo nas mães pode acarretar em "problemas no desenvolvimento neurológico em graus variáveis". As áreas afetadas nas crianças varia, como a inteligência, linguagem, habilidade para leitura e atenção. Tais fatores podem comprometer seriamente o rendimento escolar.

    ResponderExcluir
  2. O diagnóstico das doenças na tireóide da mãe não é fácil. Durante a gravidez, há um natural aumento no volume da glândula, o que dificulta a identificação de anomalias.

    "Não existe uma dose hormonal indicada relacionada ao peso ou à idade gestacional. As gestantes são monitoradas com as dosagens laboratoriais pertinentes", diz: a Dr. endocrinologista Ellen Simone "Somente com o acompanhamento e controle, conseguimos manter um ambiente hormonal e metabólico adequado e favorável ao bom desenvolvimento fetal." O ideal é que gestantes com hipotireoidismo sejam avaliadas a cada três meses, para que se possa fazer as correções necessárias em suas dosagens hormonais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Flavia, o artigo postado no seu blog, é excelente, um ótimo conteúdo, realmente bem interessante, um conteúdo novo, confesso que não sabia que a tireoide era a primeira glândula a se desenvolver!! Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Sobre a Tireóide

    A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano. Sua principal função é a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A produção desses hormônios é feita após a estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH.

    Os hormônios (T3 e T4) são responsáveis por regular o nosso metabolismo, ou seja, o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula. O problema acontece quando as taxas desses hormônios ficam alteradas.

    Já ouvi falar sobre essa glândula, mas não sabia que era tão importante, ela possui funções muito importantes para nosso corpo.

    ResponderExcluir
  5. Ótima informação e parabéns Flávia, pois não sabia que a glândula da tireoide era a primeira a se desenvolver no embrião.

    ResponderExcluir