segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Músculo Cardíaco

Tecido muscular estriado.

 O tecido muscular estriado apresenta miócitos estriados nucleado ou binucleado central. Ocorre somente no coração e possui contração independente (contração involuntária) vigorosa e rítmica. 
As células musculares são menores e ramificadas unidas por estruturas especializadas típicas da musculatura cardíaca com discos intercalares que fazem a conexão elétrica entre todos as células  A recepção de estímulo é suficientemente forte que transmite a todas as outras células por canais de passagem de água facilitando a difusão do sinal iônico de ma para outra, determinando a onda rítmica de contração das células. Os discos intercalares possuem estruturas de adesão entre células que as mantêm unidas mesmo durante o vigoroso processo de contração da musculatura cardíaca.



As células do tecido muscular cardíaco são capazes de auto-estimulação, não dependendo de um estímulo nervoso para iniciar as contrações rítmicas que são geradas e conduzidas por uma rede células musculares cardíacas modificadas que se localizam logo abaixo do endocárdio que reveste internamente o coração.





4 comentários:

  1. Comentários do blog da Flávia
    Muito boa a sua postagem. Mostra de forma clara e objetiva as características e funções do tecido muscular estriado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito postagem, muito esclarecedora,
    O tecido muscular é o responsável por todos os movimentos do nosso corpo, desde nossos batimentos cardíacos até o ato de caminharmos. O tecido muscular estriado cardíaco é encontrado no coração e se movimenta de forma involuntária, ou seja, seus movimentos são inconscientes e não dependem da nossa vontade para ocorrer. Os batimentos cardíacos são contrações involuntárias do tecido muscular estriado cardíaco.
    " O coração é um músculo involuntário que pulsa(...)"

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Flávia, ótima publicação do tecido muscular mostrando uma imagem microscópica bem nítida do músculo cardíaco onde seus estímulos funcionam de forma independente através de um estímulo nervoso bem compassado. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávia, muito boa sua postagem, vou apenas complementá-la.
    Além do tecido muscular estriado, temos mais dois tipos de tecido muscular, o liso ou não estriado e o estriado esquelético. O tecido muscular liso caracteriza-se por não apresentação de estrias transversais, pois os filamentos de actina e miosina não estão alinhados, mas, arranjados em espiral dentro da fibra muscular, este tipo de tecido ocorre nas artérias, no esôfago e nos intestinos. Já o tecido muscular estriado esquelético é o que constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados, é a denominada "carne". Este tecido apresenta contração involuntária.

    ResponderExcluir