quinta-feira, 10 de outubro de 2013


O encontro mais especial da nossa vida!


A fecundação é um processo que se inicia desde o encontro do espermatozoide com o ovócito até a fusão dos núcleos masculino e feminino processo que não demora mais que 24 horas, e ocorre dentro das tubas uterinas logo após a saída do ovário. A fertilização do ovócito compreende em primeiro lugar a passagem do espermatozoide pelas células da corona radiata que como sabemos se faz às custas das enzimas existentes no acrossoma do espermatozoide  depois temos a fusão do espermatozoide com a zona pelúcida e conseqüentemente passagem através da mesma para em seguida ocorrer à anfimixia que é a união dos pronúcleos masculinos e femininos.
A penetração dos espermatozoides através da corona radiata se dá através da enzima hialuronidase, ocasionada provavelmente pelo movimento da cauda dos espermatozoides. Já a passagem pela zona pelúcida se faz às custas da enzima acrosina que provoca sua lise. Ambas enzimas são encontradas no acrossoma do espermatozoide.
Uma vez atravessada a zona pelúcida, uma reação zonal ocorre, tornando a zona pelúcida impermeável a penetração de outros espermatozoides. É bom lembrar que quando a cabeça do espermatozoide liga-se à superfície do ovócito secundário  as membranas plasmáticas se fundem, rompendo-se depois no ponto de união, assim a cabeça e a cauda do espermatozoide penetram no citoplasma do ovócito, deixando a membrana plasmática do espermatozoide unida à membrana plasmática do ovócito.
Evidentemente que como resultados imediatos da fecundação, temos o restabelecimento do número de cromossomos diploides característicos da espécie e a determinação do sexo. Alem de permitir que ocorra a ativação do ovo, que são divisões mitóticas sucessivas (clivagens) que ocorrem após a fecundação.
Da trompa de Falópio, o ovo deve chegar até a cavidade uterina, isto se faz às custas de batimentos ciliares da própria trompa. Na cavidade uterina, na fase de blástula do desenvolvimento embrionário, irá ocorrer a implantação; isto significa que todo o processo de segmentação ocorre no interior da própria trompa de Falópio.
Se o ovócito não for fecundado, o mesmo permanece viável por um período de um ou dois dias, após o que entra em degeneração, já o espermatozoide no organismo feminino também apresentam um período de viabilidade por cerca de dois dias. 
Fecundação. Disponível em :<http://www.dcm.uem.br/Fecundacao-2012.pdf> acesso em 10 de out. de 2013.

Um comentário: