quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Doença do Sangue




O sangue tem fundamental importância para a manutenção dos demais tecidos. O equilíbrio entre o ritmo de produção e de destruição das células  como também a manutenção da composição do plasma são vitais aos processos de oxigenação e nutrição dos tecidos e defesa vitais de defesa do organismo.
Existem doenças que afetam a produção ou função dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Outras resultam em modificações do plasma sanguíneo. Anemia, Hemofilia e Leucemia são as mais conhecidas.

  • Caracterizada pela baixa concentração de hemoglobina no sangue a anemia pode ser causada por hemorragia intensa, destruição acelerada de hemácias ou produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina. 
  • A hemofilia é o resultado de alguma das deficiências genéticas de algum fator de coagulação. A pessoa com hemofilia tem a coagulação do sangue lenta e sangramentos excessivos.
  • A leucemia é o câncer que afeta o sangue (glóbulos brancos-leucócitos), assim como os diferentes globulos brancos há diferentes tipos de leucemia.
O artigo que disponibilizo no link a seguir complementa o resumo desta postagem, com informações adicionais e curiosidades.

DOENÇAS DO SANGUE. http://www.ib.usp.br/microgene/files/biblioteca-21-PDF.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário